Agosto
Dia 02 (Aula - 1) – Apresentação dos alunos. Definição da proposta e programação do curso. Formas de avaliação.
• Elaboração de autobiografias escritas individualmente e posteriormente socializadas em grupo e em plenária. O objetivo será o conhecimento de suas trajetórias e interesses. (trabalho individual nr. 1)
• Levantamento de temas e questões que deverão ser trabalhadas durante o semestre.
Dia 09 (Aula - 2) – Apresentação e debate de um filme: “Filhos do Paraíso”
Sinopse. Ali (Amir Farrokh Hashemian) é um menino de 9 anos proveniente de uma família humilde e que vive com seus pais e sua irmã, Zahra (Bahare Seddiqi). Um dia ele perde o único par de sapatos da irmã e, tentando evitar a bronca dos pais, passa a dividir seu próprio par de sapatos com ela, com ambos revezando-o. Enquanto isso, Ali treina para obter uma boa colocação em uma corrida que será realizada, pois precisa da quantia dada como prêmio para comprar um novo par de sapatos para a irmã.
Dia 16 (Aula - 3) – Apresentação do programa do curso.
Bibliografia Geral do curso:
HILSDORF, M.L. História da Educação Brasileira: leituras. São Paulo: Thomson, 2003 (http://books.google.com.br/books?id=annbqSHv3iMC).
FREITAS, Marcos Cézar de, BICCAS, Maurilane de S. História Social da Educação Brasileira (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009. (Biblioteca Básica da História da Educação Brasileira)
Infolink Linha do tempo: http://educarparacrescer.abril.com.br/historia-educacao/index.shtml
Tema da aula: “O que é cultura escolar?”
Atividade: Dinâmica com fotografias sobre a cultura escolar e discussão do texto indicado abaixo.
Bibliografia básica:
VIDAL, Diana. No interior da sala de aula: ensaio sobre cultura e prática escolares. Currículo sem fronteiras, volume 9, número 1, jan.jun., 2009 (http://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss1articles/2-vidal.htm).
Youtube – vídeo sobre Cultura Escolar: http://www.youtube.com/watch?v=d1VT_RWNO38&feature=related
Dia 23 (Aula - 4)– Unidade I - O lugar da escola na sociedade brasileira.
Temas: história da escola pública brasileira; organização do sistema escolar; escola pública e privada; reformas educacionais (educação e desenvolvimento); Inclusão – exclusão – qualidade.
Bibliografia Básica:
NUNES, Clarice. “O ‘velho’ e ‘bom’ ensino secundário: momentos decisivos”. Revista Brasileira de Educação, nr. 14, p. 35-60, maio/ago. 2000. (www.anped.org.br).
Atividade - Discussão de texto e aula expositiva dialogada
1) Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 2);
2) Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva) (trabalho coletivo 1)
3) Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate.
Dia 30 (Aula - 5) – O lugar da escola na sociedade brasileira.Temas Atuais
Temas: história da escola pública brasileira; organização do sistema escolar; escola pública e privada; reformas educacionais (educação e desenvolvimento); Inclusão – exclusão – qualidade.
Bibliografia básica:
FREITAS, Marcos Cézar de, BICCAS, Maurilane de S. História Social da Educação Brasileira (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009, p. 179-207. (Biblioteca Básica da História da Educação Brasileira)
OLIVEIRA, Romualdo Portela e ARAUJO, Gilda Cardoso de. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Revista Brasileira de Educação, nr. 28, jan. abr. 2005, p. 5-23. (http://www.scielo.br/)
ARELARO, Lisete R.G. Formulação e implementação das políticas públicas em educação e as parcerias público-privadas: impasse democrático ou mistificação política? Educação e Sociedade, out 2007, vol.28, no.100, p.899-919. (www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a1328100.pdf)
Atividade - Discussão dos textos
1) Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 3);
2) Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva) (trabalho coletivo 2)
3) Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate.
Setembro
Dia 06 – Semana da Pátria – Não haverá aulas
Dia 13 (Aula – 6) – Elaboração de propostas de ação. Orientação coletiva.
1) Trabalho em grupo (trabalho coletivo 3)
2) Apresentação da discussão em grupo – palavra aberta e debate
Dia 20 (Aula 7) – Três Estações na Faculdade de Educação
• Visita ao Centro de Memória da Educação
• Visita ao Museu do Brinquedo
• Visita a Labrimp
Dia 27 (Aula 8) - Unidade II - Sujeitos da Educação: Professores e alunos.
Temas: História da formação dos professores; Valorização do magistério; Papel do professor (relação entre professor e aluno); Violência escolar; disciplina e indisciplina escolar.
Atividade: discussão do texto e aula dialogada
Bibliografia Básica:
VICENTINE, Paula Perin; LUGLI, Rosário Genta. História da profissão docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez, 2009, p.11-25 e 211-225. (Biblioteca Básica da História da Educação Brasileira)
Atividade - Discussão de texto e aula dialogada
1. Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 3)
2. Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva) (trabalho coletivo 4)
3. Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate.
Outubro
Dia 04 (Aula 8) – Unidade II - Sujeitos da Educação: Professores e alunos. Temas atuais
Temas: História da formação dos professores; Valorização do magistério; Papel do professor (relação entre professor e aluno); Violência escolar; disciplina e indisciplina escolar.
Bibliografia da aula:
LAPO, Flavinês Rebolo e BUENO, Belmira Oliveira. Professores, desencanto com a profissão e abandono do magistério. Cadernos de Pesquisa, mar. 2003, no.118, p.65-88. (www.scielo.br/pdf/%0D/cp/n118/16830.pdf)
MAUES, Olgaíses. Reformas internacionais da educação e formação de professores. Cadernos de Pesquisa, mar./2003, no.118, p.89-117. (www.scielo.br/pdf/%0D/cp/n118/16831.pdf)
DAYRELL, Juarez. A escola "faz" as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação & Sociedade. 2007, vol.28, n.100, pp. 1105-1128. (http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a2228100.pdf)
MARRIEL, Lucimar Câmara, ASSIS, Simone G., AVANCI, Joviana Q. et al. Violência escolar e auto-estima de adolescentes. Cadernos de Pesquisa, jan./abr. 2006, vol.36, no.127, p.35-50. (http://www.scielo.br/pdf/cp/v36n127/a0336127.pdf)
AQUINO, Julio Groppa. A indisciplina e a escola atual. Rev. Fac. Educ., Jul 1998, vol.24, no.2, p.181-204. (http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000200011&lng=en&nrm=iso)
FERRARO, Alceu Ravanello. Gênero, raça e escolarização na Bahia e no Rio de Janeiro. Caderno Pesquisa. [online]. 2009, vol.39, n.138, pp. 813-835. (http://www.scielo.br/pdf/cp/v39n138/v39n138a07.pdf)
Atividade - Discussão dos textos
1) Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 4);
2) Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva) (trabalho coletivo 5)
3) Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate.
Dia 11 – Recesso Escolar (Padroeira do Brasil) – Não Haverá aula
Dia 18 - (Aula 9) - Unidade II - Sujeitos da Educação: Professores e Alunos)
Atividade – Apresentação e discussão do vídeo – "Além da Lousa"
Elaboração de propostas de ação. Orientação coletiva.
1) Trabalho em grupo (trabalho coletivo 6)
2) Apresentação da discussão em grupo – palavra aberta e debate
Dia 25 (Aula 10) – Vídeo: Educadores brasileiros: Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Fernando de Azevedo. Apresentação: Diana Vidal.
Novembro
Dia 01 – Recesso Escolar – Finados
Dia 08 (Aula 11) – Unidade III – Educação e as Novas Tecnologias.
Temas: Função social da escola e sua relação com as novas mídias e tecnologias; Qual o papel do professor frente às novas tecnologias; Educação e televisão; Metodologia e processos de aprendizagem.
Bibliografia da Aula.
GARCIA, Fabiane Maia. Tecnologia e educação: relações históricas, locais e mundializadas. Novas Tecnologias na Educação. V. 3, no. 1, maio de 2005. (http://www.cinted.ufrgs.br/renote/maio2005/artigos/a52_tecnologiaeducacao.pdf)
Atividade - Discussão de texto e aula dialogada:
1) Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 5);
2) Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva) (trabalho coletivo 7)
3) Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate.
Atividade – Análise de sites
a) http://www.eadunicid.com.br/
b) http://www.umpostalparaumamigo.blogspot.com.br/
c) http://www.crmariocovas.sp.gov.br/
d) http://www.educarparamudar.com.br/
e) http://www.museudapessoa.net/
f) http://www.angela.lago.com.br/
Dia 15 – Proclamação da República - Não haverá aulas
Dia 22 - (Aula 12) - Unidade III – Educação e as Novas Tecnologias.
Temas: Função social da escola e sua relação com as novas mídias e tecnologias; Qual o papel do professor frente às novas tecnologias; Educação e televisão; Metodologia e processos de aprendizagem.
BOHADANA, Estrella & VALLE, Lílian do. O quem da educação à distância. Revista Brasileira de Educação. 2009, vol.14, n.42, pp. 551-564. (www.scielo.br)
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Mídia, máquinas de imagens e práticas pedagógicas. Revista Brasileira de Educação. 2007, vol.12, n.35, pp. 290-299. (www.scielo.br)
MONTEIRO, ANA MARIA FERREIRA DA COSTA. Professores: entre saberes e práticas. Educação e Sociedade. 2001, v. 22, n. 74, pp. 121-142. (www.scielo.br)
BARRETO, Raquel G. Tecnologias na formação de professores: o discurso do MEC. Educação e pesquisa, vol. 29, nr. 2, p. 271-286, jul. dez. 2003. (www.scielo.br)
Atividade - Discussão dos textos
1) Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 6);
2) Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva) (trabalho coletivo 8)
3) Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate.
Dia 29 (Aula 13) – Elaboração de Propostas de Ação. Orientação coletiva.
Dezembro
Dia 06 (Aula 14) – Apresentação e debate do filme: “Entre os muros da escola”.
Tema: Papel da família na escolarização de adolescentes e jovens.
Bibliografia da Aula:
CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de. Relações entre família e escola e suas implicações de gênero. Cadernos de Pesquisa. [online]. 2000, n.110, pp. 143-155. (http://www.scielo.br/pdf/cp/n110/n110a06.pdf)
Dia 13 (Aula 15) - Apresentação das Propostas de Ação
Atividade - Seminários dos Alunos e encerramento do curso
Nenhum comentário:
Postar um comentário